g2h

level

sexta-feira, 23 de abril de 2010

maracana uma das sete maravilha

Maracanã é apontado como uma das Sete Maravilhas Esportivas do Mundo
Pesquisa foi realizada na Inglaterra com torcedores de futebol

O Maracanã, que de acordo com o Projeto Rio 2016 receberá as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos 2016, além de jogos de futebol foi escolhido nesta quinta-feira como uma das “Sete Maravilhas Esportivas do Mundo”. A pesquisa foi realizada pelo site Barclays Spaces for Sports – patrocinadora do Campeonato Inglês de Futebol.- com torcedores britânicos. O circuito de Fórmula 1 de Mônaco ficou em primeiro lugar, com 18% da preferência.

Foto: Ismar Ingberg



Com 4 % da preferência popular, o estádio ficou em sexto lugar na pesquisa. Construído especialmente para a Copa do Mundo de 1950, o Maracanã é um dos legados deixados pelo evento esportivo que pela primeira vez foi realizado no Brasil. O local foi palco de momentos históricos do esporte, como o gol mil de Pelé, marcado em 1969. O maior jogador de futebol de todos os tempos e Embaixador da Candidatura Rio 2016 também iniciou sua história na Seleção Brasileira no estádio.Considerado o templo do futebol brasileiro, o Maracanã é o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro e é motivo de orgulho para todos os moradores da cidade.

Os grandes clássicos do futebol carioca são realizados no estádio, que foi recentemente reformado para a realização dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2007. O local foi palco das cerimônias de abertura e encerramento do evento e também das partidas semi-finais e finais do futebol masculino e feminino. Entre as melhorias de infraestutura estão: substituição dos antigos placares por outros três digitais, de 16m x 1,20m e instalação de dois telões de 10m x 6m atrás das balizas.

Entre as principais modificações, estão o rebaixamento do campo em 1,60m e a criação da platéia inferior, no 2º andar, extinguindo a antiga “geral”. As arquibancadas também foram melhoradas com a colocação de assentos. Todas as modificações foram feitas para atender aos padrões da FIFA. Em 2014, o país será por alguns dias a capital do futebol mundial com a realização de mais uma edição da Copa. Com isso, outras melhorias serão feitas. O campo tem medidas oficiais de 110m x 75m numa área de 186.638m², com capacidade para 87.101 mil lugares.

O dialeto indígena tupi-guarani deu origem ao nome Maracanã que significa “semelhante a um chocalho”. Antes do estádio ser construído, aves do norte do país chamadas de Maracanã-guaçu, que emitem sons semelhantes ao de um chocalho habitavam o local.

Os momentos históricos ocorridos no Maracanã fazem com que ele seja conhecido mundialmente e sempre lembrado como um dos ícones do esporte no mundo, como na pesquisa realizada na Inglaterra.

fonte: http://www.rio2016.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise no Google

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge

Pesquise no Google